quinta-feira, 28 de maio de 2009

Turma da Mônica Jovem

Já teve a oportunidade de ler o novo gibi da Mônica? A turminha cresceu e está acompanhando o avanço do mundo. A nova roupagem causa um certo estranhamento para quem acompanhou aquelas historinhas com a baixinha, dentuça e gorducha da mônica. Hoje ela está bem mais “caliente”. Com saia curtíssima e celular que toca música dos Beatles, a filha do Maurício de Sousa, está toda moderninha, até beijando na boca!!! Mas o que chama atenção mesmo é a forma escolhida para se atualizar no que diz questão à linguagem. Acredite, o “vc” é mais que bem-vindo no gibi. Existem muitas outras coisas interessantes para falar, no entanto, observa-se que a linguagem da internet pulou para os quadrinhos e “tomou conta geral”. A questão que se abre é: seria um desserviço para a educação?
Qual o papel dessa leitura? Posso contar que eu só desenvolvi meu gosto por leitura por causa do exemplo (via minha mãe lendo) e pelos gibis da Mônica (ficava no supermercado na parte de revistaria lendo livros e os gibis enquanto meus pais faziam compras). Se com esse tipo de atitude eles conseguirem conquistar novos leitores, excelente! Mas e se acontecer o contrário? E se nossos queridos jovens da vida real passarem a achar que você é “vc” mesmo? A língua falada é mutante, mas podemos permitir isso na língua escrita? Seria um protecionismo excessivo ou existe razão para ficar incomodada?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso será inevitável. A nossa língua já passou por diversas "evoluções"(ou regressões) e estamos aqui, usando-as normalmente. Temos o próprio exemplo do você, que antigamente era o vossa mercê, passou para vós micê (ou algo assim), depois para você e agora simplesmente vc.
    Não sei se é benéfico, mas acho que simplesmente é inevitável, já que nossas escolas nem ensinam português direito.

    ResponderExcluir