quarta-feira, 10 de junho de 2009

Bravo!

Não sou muito de ler revistas. Minhas paixões são livros! Mas, por causa da pós estou abrindo horizontes e comecei a comprar a Bravo.

Como minha cabeça não pára, fiquei a pensar no porquê dessa revista não se popularizar. Primeiro tem o preço, razoavelmente alto. Com esse valor, dá para um almoço excelente, várias passagens de ônibus, um lache do McDonalds ou muitas outras revistas de R$ 1,99. Enfim, para um país culturalmente acostumado a não gostar de "assuntos culturais" e que acredita que alguns assuntos são feitos para serem discutidos apenas por uma classe de privilegiados, não vai mesmo gastar dinheiro com uma revista que fale de cultura.

A leitura é gostosa, se você não se interessa por artes plásticas, tem livros, música, cinema e teatro. Não é por afinidade que se deixa de ler a publicação.

No entanto, ela exige que se pense (não estou querendo inflar meu ego dizendo que quem a lê é inteligente, juro que não) é mais uma coisa de algumas palavras não serem usadas comumente por nós. Alguns assuntos demandam uma certa bagagem do leitor. Talvez, o que falte seja uma matéria na escola. (Não to brincando). Uma lição que ensine crianças, jovens e adultos a lerem. Não esse tipo de leitura que temos, de livros que estão muito acima da nossa capacidade no momento, exatamente para desencorajar o prazer. Precisamos de um sistema que nos ensine o prazer por entender de um assunto!

É, acho que é quase por aí....


Nenhum comentário:

Postar um comentário